Kitsch, faits divers, entre outros recursos expressivos: análises de produções artístico-literárias modernas e contemporâneas - Profa. Dra. Maria Ivonete Santos Silva

por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 19/10/2020 - 13:14
Última modificación: 28/08/2023 - 14:23

As produções artístico-literárias modernas e contemporâneas, em sua grande maioria, se inscrevem na ordem das narrativas complexas, tendo em vista que são impulsionadas pelo desejo de seus autores/produtores/diretores de abarcar a totalidade dos acontecimentos e dos sentimentos que deles decorrem. Nesse sentido, as “pontes” que se estabelecem entre os textos artístico-literários e as demais áreas do saber proporcionam o entrecruzamento de técnicas e linguagens, todas empenhadas em despertar, por meio dos diferentes níveis de percepção e sensibilidade do leitor/interlocutor/ouvinte/espectador, uma consciência crítica pautada na realidade apresentada. Em outras palavras, tais produções, não mais se satisfazem com o relato de acontecimentos que simplesmente reafirmam as convicções ou as “grandes verdades” do senso comum; tampouco se ocupam de histórias, muitas das quais mirabolantes, e que têm como principal finalidade impactar o leitor por meio de uma inventividade excessiva, às vezes inócua, no tocante ao efeito que são capazes de produzir.

Assim, e em face de uma profusão de modalidades narrativas hoje disponíveis através das mais variadas mídias, bem como de uma infinidade de técnicas e de estratégias discursivas alinhadas às necessidades dos sujeitos modernos e contemporâneos, o presente projeto de pesquisa se propõe a realizar análises críticas de algumas dessas produções, visando identificar de que maneira o leitor/interlocutor/ouvinte/espectador assimila e reage diante da necessidade de questionamentos urgentes, atinentes à sociedade e aos sujeitos dessa realidade dita “conturbada”.

Para alcançar tal finalidade, inicialmente pretende-se abordar o tema das diferentes linguagens, buscando atualizar conceitos que, ao longo do tempo, se desdobram para incorporar uma visão difusa da realidade flagrada, ora através de percepções/sensações/visões/pensamentos/semi-pensamentos que se entrecruzam, se perpassam para, finalmente, se manifestar sensível e artisticamente de diferentes formas, ora através do impacto de imagens que se encarregam de projetar um realismo devastador. A ideia é compreender como as produções resultantes desses percursos demonstram, através da multiplicidade de formas narrativas, um progressivo anseio de seus autores/produtores/diretores em atingir um público cada vez mais ávido de conhecimento e de participação no processo criativo.

Temas para Orientação: Narrativas contemporâneas.