A estrutura curricular do Curso de Doutorado em Estudos Literários compreende disciplina obrigatória e optativas, podendo as optativas serem de ementa definida previamente ou de ementa aberta, quando definidas posteriormente. A única disciplina obrigatória (quatro créditos), a qual todo aluno ingressante deve cursar, intitula-se Estudos Literários: tendências críticas.
As disciplinas optativas de ementa aberta, que são definidas pelo professor ministrante, articulam-se, frequentes vezes, a projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes das respectivas disciplinas, reafirmando a Pós-Graduação como processo acadêmico de ensino e pesquisa. O desenvolvimento desses projetos resultam em produtos concretos, como, por exemplo, artigos científicos, capítulos de livros, livros e outros objetos acadêmicos.
Além disso, o Programa/Curso oferta uma lista de optativas para que o doutorando cumpra mais quatro disciplinas, são elas: Optativas de ementa definida: Literatura, Memória e Identidades, Representação Literária: texto e cultura, Literatura, Interartes e Intermídias: diálogos, Estudos Comparados de Literatura, Literatura e História, Teorias do Texto Poético, Texto Narrativo e suas Formas: ficção, história e memória, Texto e Cultura. Literatura e Artes/Mídias: linguagens e suportes. Optativas de ementa sem definição prévia: Seminários em Teoria e Historiografia Literária, Seminários em Literatura Comparada, Seminário em Literatura Contemporânea, Seminários em Literatura Brasileira, Seminários em Teorias da Cultura, Seminários em Teorias do Texto, Seminário em Literaturas e Outras Artes, Seminário em Estudos Literários.