O ingressante ao PPGELIT deve ser egresso de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Letras ou nas áreas do Colégio de Humanidades, seguindo a classificação da CAPES (hps://www.capes.gov.br/avaliacao/sobreas-areas-de-avaliacao) com diploma emitido ou Atestado de Conclusão de Curso. Egresso fora da área de Letras e aprovado no Processo Seletivo também deverá apresentar diploma.
A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Estudos Literários compreende disciplinas obrigatórias e optativas, podendo as optativas serem de ementa definida previamente ou de ementa aberta, quando definidas posteriormente. As disciplinas obrigatórias (quatro créditos cada) dividem-se em Obrigatória Geral, que todo aluno ingressante deve cursar e Obrigatórias de Linha, que o ingressante na respectiva linha deve cursar. São elas: Obrigatória geral: Teoria literária: tradição e contemporaneidade. Obrigatória da Linha 1: Literatura, Memória e Identidades; Obrigatória da linha 2: Representação Literária: texto e cultura; Obrigatória da linha 3: Literatura, Interartes e Intermídias: diálogos.
O ingressante no Curso de Mestrado em Estudos Literários deve cursar ainda duas disciplinas optativas, sendo elas de ementa previamente definida ou disciplinas optativas de ementa definidas pelo professor ministrante, sendo elas: Optativas de ementa definida: Estudos Comparados de Literatura, Literatura e História, Teorias do Texto Poético, Texto Narrativo e suas Formas: ficção, história e memória, Texto e Cultura, Literatura e Artes/Mídias: linguagens e suportes. Disciplinas de ementa sem definição prévia: Seminários em Teoria e Historiografia Literária, Seminários em Literatura Comparada, Seminário em Literatura Contemporânea, Seminários em Literatura Brasileira, Seminários em Teorias da Cultura, Seminários em Teorias do Texto, Seminário em Literaturas e Outras Artes, Seminário em Estudos Literários.