Autoavaliação
Publicado: 27/02/2025 - 12:18
Última modificação: 27/02/2025 - 12:22
INTRODUÇÃO AO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGELIT
A Comissão de Autoavaliação do PPGELIT UFU foi criada por meio da PORTARIA PPGELIT Nº 258, DE 24 DE JANEIRO DE 2024, com a nomeação dos seguintes membros:
Prof. Dr. Ivan Marcos Ribeiro / PPGELIT / ILEEL/UFU (Presidente)
Prof.ª Dr.ª Fernanda Aquino Sylvestre / PPGELIT/ILEEL/UFU
Prof.ª Dr.ª Cintia Camargo Vianna / PPGELIT/ILEEL/UFU
Alessandra Maria Mamere Caixeta Martins (representante discente)
Guilherme Augusto da Silva Gomes / PPGELIT/ILEEL/UFU (técnico administrativo)
Lilliân Alves Borges (discente egresso)
Ludmila Monteiro de França (Gerente Executiva do Instituto Alair Martins - IAMAR) - como membro da comunidade externa ao Programa.
A análise dos dados levantados pela Comissão de Autoavaliação revela uma abordagem metodológica que privilegia a identificação sistemática de potencialidades e fragilidades dos programas de pós-graduação, em especial do PPGELIT. Em primeiro lugar, observa-se que a autoavaliação foi concebida como um instrumento formativo, cuja implementação não se restringe à mera verificação de conformidade, mas busca fomentar a reflexão crítica e a tomada de decisões que promovam mudanças efetivas no planejamento estratégico dos programas. Nesse sentido, destaca-se como ponto positivo a ênfase na participação coletiva dos diversos atores – docentes, discentes, técnicos e, inclusive, ex-alunos – o que contribui para a construção de uma identidade acadêmica sólida e para a melhoria contínua dos processos internos.
Por essa razão, no que se refere ao quadriênio 2021-2024, as potencialidades do PPGELIT podem ser sintetizadas em diversos e inter-relacionados aspectos. Primeiro, destaca-se a qualidade do corpo docente, conforme apontado pelo formulário preenchido pelos discentes, que não apenas demonstra competência acadêmica, mas também forte compromisso com a formação e orientação dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e crítico. Além disso, a diversidade e robustez da matriz curricular do programa se configuram como um pilar central, oferecendo uma gama de disciplinas que atendem tanto às demandas teóricas e contemporâneas do campo literário, principalmente, quanto à formação de quadro capacitado.
Os dados acerca dos egressos do PPGELIT demonstram o impacto social positivo devido à formação de quadro qualificado atuando no ensino fundamental, médio e superior. Portanto, os elementos curriculares promovem uma educação interdisciplinar e ampla, que capacita os alunos para atuar de forma inovadora em diferentes níveis de ensino. No que tange à inserção do PPGELIT na comunidade, os dados das avaliações – especialmente os de egressos e docentes – demonstram que o Programa tem desempenhado um papel importante na formação de um quadro docente qualificado.
Tal dado se reflete, por exemplo, na percepção dos egressos, que apontam uma melhoria significativa na prática pedagógica e na construção de um alicerce robusto para o ensino básico e superior, fruto do aprimoramento da formação acadêmica promovida pelo programa. No que diz respeito ao impacto social, 44,4% dos egressos atuam como professores efetivos na educação superior, enquanto 22,2% ministram aulas na formação básica. Este fato enfatiza a relevância do programa no aprimoramento do ensino de literatura e humanidades, estabelecendo-se como um ambiente de erudição de alto padrão e inovação. Além disso, a estrutura curricular e a qualidade dos orientadores evidenciam que o PPGELIT não só contribui para o desenvolvimento de competências acadêmicas, mas também prepara seus participantes para atuarem de forma crítica e reflexiva no ambiente escolar, promovendo o letramento e a inovação pedagógica.
Os pontos positivos – como a promoção de uma cultura de reflexão crítica e a formação de profissionais aptos a intervir de maneira qualificada na educação básica e média – reforçam o papel estratégico do PPGELIT na consolidação de práticas pedagógicas inovadoras e na melhoria da qualidade do ensino. Com base nesse dado obtido no questionário de autoavaliação aplicado aos egressos do programa, faz-se mister destacar os objetivos do programa, quais sejam:
I. A necessidade de formar profissionais qualificados cientificamente para as práticas de profissionais de ensino e pesquisa relacionadas aos Estudos Literários e áreas afins, em razão da demanda de instituições de ensino superior da região de influência da UFU, bem como de possibilitar o aperfeiçoamento da prática de professores do ensino fundamental e médio;
II. A necessidade de contribuir para o avanço e a consolidação de grupos de pesquisa que se voltam aos Estudos Literários existentes na Instituição, vinculados a projetos de Iniciação Científica e Pós-graduação Lato Sensu.
Fonte: http://www.ppgelit.ileel.ufu.br/unidades/programa-de-pos-graduacao-em-es...
A Autoavaliação do PPGELIT detectou pontos positivos e negativos, e tal identificação de falhas propicia uma cultura de melhoria contínua. Apesar dessas conquistas, a autoavaliação também identificou áreas que necessitam de melhorias, como a internacionalização do Programa, apontada como deficiente por 94,4% dos docentes. Além disso, a comunicação interna foi avaliada como insatisfatória por 88,9% dos professores, indicando dificuldades na atualização de informações e divulgação das atividades do Programa. A autoavaliação indicou, portanto, a necessidade de aprimorar a gestão do projeto como (1) reforçar a internacionalização, com incentivo à participação dos professores em eventos internacionais e firmamento de parcerias com universidades estrangeiras; (2) melhorar a comunicação interna e externa, com investimentos na atualização do site e fortalecimento da presença do esquema em redes sociais; (3) aperfeiçoar o suporte administrativo, aumentando a eficiência da secretaria e reduzindo a burocracia para discentes e educadores.
Desse modo, a participação de diferentes atores no processo avaliativo contribui para a identificação de oportunidades e para o aprimoramento constante do Programa, fortalecendo sua identidade e sua relevância no cenário acadêmico. Soluções já foram encontradas para questões identificadas pela comissão de autoavaliação, como aprimoramento da comunicação com a comunidade do Programa através da implementação de redes sociais e maior divulgação de atividades.
Apesar da característica regional, o PPGELIT demonstra potencial para expandir parcerias em ações de internacionalização, promovendo intercâmbios que podem enriquecer ainda mais a formação dos alunos, de docentes e ampliar a visibilidade do programa. Em síntese, o conjunto desses elementos – qualidade docente, diversidade curricular, cultura de autoavaliação e capacidade de integração com a comunidade e o mercado – posiciona o PPGELIT como um ambiente de excelência e inovação na pós-graduação em Estudos Literários.
A autoavaliação do PPGELIT, conforme os dados apresentados, demonstra um alinhamento progressivo com os critérios estabelecidos pela CAPES, especialmente no que tange à formação discente, qualidade do corpo docente e impacto acadêmico. De acordo com a Ficha de Avaliação da CAPES, o processo avaliativo deve considerar a articulação entre áreas de concentração, a qualificação da produção intelectual e a atuação dos egressos, elementos amplamente abordados no relatório. A qualidade dos professores, destacada pelos atores, atende ao critério de compatibilidade com a proposta do programa, conforme o peso atribuído à produção acadêmica qualificada e à participação em eventos científicos e redes de pesquisa.
Já a avaliação dos egressos, que revela um percentual significativo de inserção no ensino superior e na educação básica, responde ao quesito de destino e impacto profissional dos titulados, evidenciando a adequação da formação oferecida. No entanto, desafios como internacionalização e comunicação institucional, apontados como fragilidades, reforçam a necessidade de aprimoramento estratégico para atender aos critérios da CAPES que avaliam a inserção internacional, visibilidade do programa e impacto na sociedade. Dessa forma, o relatório não apenas mapeia a realidade atual do PPGELIT, mas também indica caminhos para fortalecer sua excelência acadêmica, alinhando-se às diretrizes avaliativas da pós-graduação no Brasil.
Embora a Comissão de Autoavaliação identifique desafios relacionados à operacionalização e à integração dos resultados no planejamento estratégico, o modelo de autoavaliação proposto pela CAPES representa mecanismo valioso que poderá intensificar os esforços para fortalecer o vínculo entre a pós-graduação e o sistema de ensino, promovendo uma formação doAVALIAÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O PPGELITra.
AVALIAÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O PPGELIT
Perspectivando elementos quantitativos, dos 24 docentes permanentes, 18 responderam ao questionário de autoavaliação (81,82% do quadro). Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, utilizando escalas qualitativas (por exemplo, “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Fraco” e “Péssimo”) para mensurar a percepção dos respondentes em diversas dimensões. Os itens foram divididos em categorias relativas à visibilidade institucional, estrutura e organização interna, integração entre os membros do programa e apoio aos processos acadêmicos e administrativos.
Dessa forma, o questionário de autoavaliação, aplicado em 18 de julho de 2024, conseguiu captar a percepção dos docentes acerca de diversos aspectos do Programa. Os itens avaliados englobam desde a vinculação às linhas de pesquisa e visibilidade institucional até a eficiência da secretaria, apoio à internacionalização, suporte para eventos e qualidade da matriz curricular.
A análise dos dados revela que a qualidade do corpo docente é reconhecida pelos pares, com 14 respostas indicando uma avaliação altamente positiva. Ou seja, 77,8% dos professores avaliaram positivamente o quadro de educadores do PPGELIT. Esse resultado evidencia que os docentes são percebidos como bem qualificados e um dos principais pilares de excelência do programa, o que, por si só, confere robustez à formação oferecida. Além disso, a relação com o orientando também recebeu uma avaliação favorável, com 11 respostas (61,1%), indicando uma interação produtiva e satisfatória entre orientadores e orientandos – um aspecto crucial para o desenvolvimento acadêmico e a consolidação de projetos de pesquisa.
Frisamos que esta autoavaliação se reflete em dois eixos, quais sejam, o primeiro em números obtidos na plataforma StelaExperta; o segundo, na autovaliação dos discentes do PPGELIT. Os 24 docentes permanentes estão por trás da produção de 137 artigos únicos em periódicos – dos quais 70 são classificados como de alta qualidade (Categoria A) – e 90 capítulos de livros. Esses dados destacam o impacto dos estudos no campo dos Estudos Literários e a qualificação do corpo docente, consequentemente, a qualificação dos professores refletida em investigações na área de Estudos Literários. Tal dado sustenta os objetivos do programa aliados à qualidade de pesquisa do corpo docente, sendo esta confirmada por 77,8% das avaliações positivas.
A participação em eventos científicos é marcante, com 151 apresentações de trabalho e 42 publicações em anais. Esse alto nível de engajamento reforça o compromisso dos professores com a difusão do conhecimento e com a promoção do debate acadêmico. A publicação de 13 livros e a produção de 14 produtos editoriais demonstram a capacidade dos docentes de transformar pesquisas em obras consolidadas e de ampliar o acesso ao conhecimento, contribuindo significativamente para a visibilidade e a consolidação do campo. Com a realização de 42 organizações de eventos e a execução de 76 serviços técnicos únicos, os docentes evidenciam sua proatividade e liderança não só na esfera acadêmica, mas também na promoção de atividades de extensão que aproximam o saber da sociedade. Esses pontos positivos reforçam o perfil dos docentes como elementos fundamentais para a consolidação e o prestígio do PPGELIT, refletindo diretamente nos indicadores avaliativos adotados.
A autoavaliação docente revela um corpo acadêmico altamente qualificado e produtivo, com um impacto significativo na formação discente e na pesquisa em Estudos Literários. A produção intelectual, evidenciada pelos 137 artigos publicados, dos quais 70 estão classificados nos estratos superiores do Qualis CAPES e as 151 apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais, demonstra um compromisso contínuo com a excelência acadêmica e com a consolidação do PPGELIT como referência na área.
Quanto ao corpo discente na visão docente, o reconhecimento das políticas de ingresso (44,4%) e da diversidade de gênero no programa (44,4%) demonstra ambiente que valoriza tanto critérios de seleção quanto a inclusão e representatividade em alunos negros, pardos e transsexuais. Às vezes o mesmo dado positivo visto pela metade dos respondentes e lido como negativo pela outra, pois alguns docentes entendem que há necessidade de aprimorar o exame de seleção, apontando como falho por 38,9% dos respondentes contra 44,4% que o acham positivo. A infraestrutura (biblioteca, entre outros recursos) foi avaliada positivamente por 7 respostas (38,9%), apontando uma satisfação considerável com os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Por outro lado, alguns aspectos apresentaram índices significativamente baixos, revelando fragilidades importantes. O website e as redes sociais receberam apenas 1 resposta (5,6%), indicando uma grande insatisfação com a presença digital do programa. Contudo, após essa informação ser identificada, ocorreu a criação do Instagram do PPGELIT buscando maior visibilidade, destaque concedido ao canal do YouTube, bem como ênfase na atualização das informações do site. Esse indicativo resultou na formulação de estratégia para comunicação digital com objetivos precisos, como renovações semanais no site, divulgação constante de materiais nas plataformas comunitárias e ampla clareza no encaminhamento de dados institucionais para professores e alunos. De maneira similar, a política de internacionalização foi avaliada com apenas 1 resposta (5,6%), revelando que essa dimensão do programa necessita de intervenções estratégicas para aumentar parcerias e intercâmbios com instituições estrangeiras, fator essencial para a competitividade e reconhecimento internacional. Ambicionando sanar esse ponto, há conversas com a atual direção da Diretoria de Internacionalização (DRII) para firmar convênios de cooperação. Por outro ângulo, há de se perspectivar, outrossim, como o Programa se insere em seu contexto político, social e regional.
A visibilidade do Programa externamente também se mostrou deficiente, com apenas 2 respostas (11,1%), o que pode impactar negativamente na atração de novos alunos e na reputação do PPGELIT no cenário acadêmico. A comunicação do PPGELIT obteve o mesmo percentual de respostas positivas (11,1%), sinalizando dificuldades na transmissão clara e eficiente das informações, tanto para a comunidade interna quanto externa. Por fim, a relação com a secretaria foi avaliada de forma insatisfatória por 4 respostas (22,2%), o que pode refletir problemas burocráticos e uma gestão administrativa ineficiente, prejudicando a operacionalização dos processos e a integração entre os diferentes setores do programa.
De maneira crítica, o ponto forte do PPGELIT reside na excelência do corpo docente e na efetividade da relação orientador/orientando, elementos fundamentais para a qualidade do ensino e da pesquisa. Foram 108 defesas de pós-graduação concluídas entre 2021 e 2024 no PPGELIT com trabalhos finais depositados no Repositório Institucional da UFU (com depósito definitivo do trabalho de conclusão). Esse número compreende tanto os alunos de doutorado quanto os de mestrado que finalizaram seus cursos com sucesso. A efetividade da formação oferecida pelo PPGELIT, portanto, também é demonstrada pelo alto número de defesas concluídas no período de 2021 a 2024. Esses números reafirmam o compromisso do programa com a capacitação de profissionais qualificados e sua influência no ensino superior e básico. Tais aspectos, quando bem avaliados, contribuem significativamente para o sucesso acadêmico e para a formação de profissionais competentes.
No entanto, as falhas na interação institucional, particularmente voltadas para a coordenação atual (2024-2026), para o diálogo com a secretaria; a visibilidade e a internacionalização representam desafios para melhorar a imagem e o crescimento do Programa. A baixa eficiência no uso de ferramentas digitais e a insatisfação com os canais de comunicação indicam que, embora a base pedagógica seja sólida, há uma lacuna importante na divulgação e no fortalecimento da presença institucional. Contudo, essa fragilidade comunicacional não impactou negativamente o número de discentes que participaram do processo seletivo. Ao longo do quadriênio, foram 116 inscritos para o curso de Mestrado acadêmico e 128 inscritos para o curso de Doutorado acadêmico, desses 88 foram aprovados no Mestrado e 91 no Doutorado. Desse total de aprovados, entre 2021 e 2024, 147 alunos entraram no PPGELIT - 70 ingressaram no curso de Doutorado Acadêmico em Estudos Literários e 77 ingressaram no curso de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários
Em suma, enquanto o PPGELIT se destaca pela qualidade do corpo docente e pela boa relação entre orientadores e orientandos, fatores que são essenciais para o sucesso acadêmico, é imperativo que se invista na melhoria da comunicação, visibilidade e internacionalização do programa. A implementação de estratégias de gestão digital, o fortalecimento dos canais de comunicação e a busca por parcerias internacionais são medidas que podem equilibrar os pontos fortes e mitigar os pontos negativos, contribuindo para a consolidação de um ambiente acadêmico de excelência e reconhecimento externo.
Este relatório evidencia, portanto, que a excelência pedagógica deve ser acompanhada de uma gestão institucional moderna e eficaz, que garanta a promoção, a integração e a expansão do programa no cenário global. Em síntese, o relatório da avaliação dos docentes do PPGELIT aponta que, embora existam pontos fortes, como a qualidade do corpo docente e a diversidade de disciplinas ofertadas, persistem desafios significativos no que se refere à gestão administrativa, comunicação interna e internacionalização. A implementação de medidas que promovam uma maior integração e reestruturação dos processos pode, certamente, contribuir para a consolidação de um ambiente acadêmico mais eficiente e colaborativo, alinhado às exigências contemporâneas da educação superior.
Esta análise detalhada revela, ainda, a necessidade de um planejamento estratégico que contemple tanto a manutenção dos aspectos positivos quanto a mitigação das falhas, de forma a fortalecer o PPGELIT na formação acadêmica e na produção de conhecimento. Assim, os dados desta autoavaliação servem como um instrumento essencial para orientar políticas institucionais que garantam não apenas a manutenção da qualidade do corpo docente, mas também a implementação de melhorias que fortaleçam o impacto e a visibilidade do programa a longo prazo.
AVALIAÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O PPGELIT
Lançando o foco para outro agente-chave do funcionamento da relação ensino-aprendizagem, a autoavaliação discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT) da Universidade Federal de Uberlândia evidenciou um problema significativo de comunicação interna, fator para o baixo engajamento dos estudantes no processo avaliativo. Apenas 33 alunos responderam ao questionário, o que revela uma adesão reduzida diante do número de 55 discentes matriculados no curso de Mestrado e 64 discentes matriculados no curso de Doutorado. 33 respostas de um total de 119 respondentes representam aproximadamente 27,73% - número que contrasta com a adesão docente. A principal justificativa apontada pelos respondentes para essa baixa participação foi a dificuldade de acesso a informações acadêmicas e institucionais, impactando a organização e o acompanhamento das atividades do programa.
Dentre os participantes da pesquisa, 63,6% estão matriculados no curso de Mestrado, enquanto 36,4% cursam o Doutorado. Quanto ao perfil dos respondentes, 57,6% se identificam como homens cis e 39,4% como mulheres cis, sendo que 51,5% se autodeclararam pardos, 36,4% brancos e 12,1% pretos. PPortanto, a pluralidade de ingressantes identificada como positiva pelos docentes se confirma, o que, absolutamente, não significa melhora constante das ações de políticas afirmativas.
Em relação ao financiamento acadêmico, 51,5% dos estudantes são bolsistas, com destaque para a CAPES (51,5%) e o CNPq (33,3%) como principais agências de fomento. Perpendicular ao campo financeiro, as respostas obtidas sobre a atuação profissional dos discentes atualmente matriculados revelam um panorama diversificado em relação ao mercado de trabalho. Dentre os 33 discentes que responderam à pesquisa, 30,3% (10 discentes) atuam como autônomos, sendo o grupo mais expressivo. Esse dado sugere que uma parcela significativa dos estudantes do programa encontra oportunidades na prestação de serviços acadêmicos e educacionais independentes, como revisão de textos, consultorias e cursos livres.
Outro percentual relevante refere-se aos 21,2% (7 discentes) que são professores efetivos na educação básica, demonstrando a forte inserção do programa no setor da educação formal. Além disso, 9,1% (3 discentes) são professores temporários na educação básica e outros 9,1% (3 discentes) no ensino superior, indicando que o PPGELIT tem contribuído para a formação de docentes que atuam em diferentes níveis de ensino.
A atuação no setor público e privado também é significativa. 6,1% (2 discentes) trabalham no setor público e 3% (1 discente) no setor privado, refletindo a diversidade de possibilidades de inserção profissional para os pós-graduandos. Além disso, 18,2% (6 discentes) relataram não possuir vínculo profissional no momento, o que pode indicar dedicação exclusiva à pós-graduação ou busca por inserção no mercado de trabalho. Outros casos específicos incluem 1 discente (3%) atuando como empresário/empreendedor e outro na correção de redação. Além disso, há um discente que se identificou como pastor evangélico sem vínculo empregatício.
Cotejando os dados dos atuais discentes com os dos egressos, os dados sobre a atuação dos egressos reforçam a relevância da formação oferecida pelo PPGELIT. Entre os ex-alunos consultados, 44,4% atuam como professores efetivos no ensino superior e 22,2% no ensino básico, demonstrando uma expressiva absorção dos mestres e doutores no mercado acadêmico. Outros egressos seguem carreira na pesquisa, no setor privado ou na educação a distância, evidenciando a versatilidade das formações recebidas. Além disso, 66,7% dos egressos apontaram o ensino e a pesquisa como expectativas futuras de carreira, confirmando a contribuição do PPGELIT para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a produção científica e com a docência
Os dados reforçam a amplitude da formação proporcionada pelo PPGELIT, que prepara seus discentes para diversas frentes de atuação no mercado de trabalho, com destaque para a docência, a pesquisa e a atuação autônoma. Essa diversidade de trajetórias evidencia a relevância do programa na qualificação de profissionais aptos a contribuir significativamente para o campo dos estudos literários e para a sociedade em sua totalidade.
De acordo com a avaliação realizada junto aos estudantes do PPGELIT, 57,6% dos discentes declararam-se muito satisfeitos com o curso, enquanto 30,3% relataram estar parcialmente satisfeitos, demonstrando grau de aceitação e reconhecimento da qualidade acadêmica do programa. Os principais fatores negativos que influenciaram essas avaliações foram a burocracia administrativa e a falta de apoio institucional, especialmente, no que diz respeito à divulgação de eventos acadêmicos e ao incentivo à publicação científica. Aqui avaliação docente e discente se coadunam e confirmam o principal ponto de melhoria.
Assim como identificado pelos docentes, a relação entre orientadores e orientandos foi avaliada de forma predominantemente positiva, com 69,7% dos discentes classificando-a como boa ou ótima. A comunicação institucional do PPGELIT foi um dos pontos mais críticos da avaliação. 51,5% dos estudantes classificaram a comunicação do programa como deficiente e 54,5% afirmaram que a secretaria não responde aos e-mails com a rapidez esperada ou sequer responde. Além disso, apenas 18,2% consideram o site do programa satisfatório em termos de acessibilidade e clareza das informações. A falta de atualização das plataformas digitais e a dificuldade de acesso a prazos e editais foram algumas das queixas mais recorrentes entre os discentes.
Os estudantes demonstraram opiniões divididas em relação à infraestrutura oferecida pelo programa; entretanto, visando a necessidade de melhoria constante na infraestrutura do Programa, em 2025, professores do Programa participaram do Edital Pró-Equipamentos CAPES/PROPP e conseguiram verba para compra de melhores equipamentos. Ainda sobre a infraestrutura, enquanto 36,4% avaliaram positivamente a biblioteca e os recursos disponíveis, 54,5% destacaram a necessidade de ampliação e atualização do acervo, o que foge do escopo da representação executiva do PPGELIT. A falta de suporte financeiro para participação em eventos acadêmicos foi outro ponto de preocupação: 42,4% dos alunos relataram que o programa oferece poucas oportunidades para viagens acadêmicas e congressos; contudo, esse dado reflete ações de contingência de gastos no âmbito federal, sendo o montante PROAP recebido insuficiente para acatar todos os pedidos de verba. Entre as sugestões apresentadas pelos discentes, destacou-se a ampliação do acesso a bases de dados internacionais e o investimento em recursos físicos e digitais para pesquisa.
O incentivo à produção acadêmica foi um dos aspectos mais criticados pelos discentes. Apenas 15,2% afirmaram ter recebido suporte do PPGELIT para a submissão de artigos científicos, enquanto 33,3% relataram que há pouco estímulo para publicação. Após a identificação desse dado, políticas de melhoria foram aplicadas, como instruções normativas dando acesso a recursos via bolsa de pesquisa valorizam alunos que se destacam como pesquisados com base em engajamento nas políticas do Programa. Além disso, 24,2% avaliaram negativamente o apoio financeiro para participação em eventos acadêmicos. Os dados indicam que 27,3% dos alunos publicaram ao menos um artigo desde o ingresso no programa, enquanto 21,2% nunca tiveram uma publicação vinculada ao PPGELIT.
A internacionalização do PPGELIT foi um dos pontos mais mal avaliados. 42,4% dos estudantes classificaram essa área como insatisfatória, e apenas 9,1% relataram ter tido alguma experiência acadêmica internacional por meio do programa. Analisando a realidade do PPGELIT, esses dados são contraditórios, uma vez que há edital PDSE/CAPES e há ausência de inscritos para fazer parte da pesquisa no exterior. Há, portanto, fomento de ações de internacionalização, ainda que incipientes.
Com relação às expectativas profissionais, 75,8% dos discentes pretendem seguir carreira acadêmica e atuar no ensino superior, enquanto 15,2% almejam lecionar na educação básica. Cotejando esse horizonte com os dados obtidos no formulário aplicado aos egressos, evidencia-se que a atuação na educação básica e fundamental se configura como eixo de atuação dos egressos do PPGELIT. Convém, por outro lado, refletir sobre intensa diminuição na quantidade de vagas ofertadas ao longo dos últimos anos para realização de concurso público para ingresso como professor do magistério superior A quantidade de doutores formados na área de Linguística é maior do que a demanda de vagas independentemente do Programa de origem. Sublinha-se que não há demérito algum em atuar na formação de base tendo o título de doutor. Além disso, 42,4% demonstraram interesse em seguir uma trajetória voltada à pesquisa.
Esses dados reforçam a importância de um planejamento estratégico que fortaleça a formação dos alunos para atuação tanto no ensino quanto na pesquisa. Portanto, pelas respostas dos discentes, foram identificados os seguintes desafios para a melhoria do PPGELIT: (1) dificuldade de acesso a informações acadêmicas e falta de respostas da secretaria; (2) falta de atualização da biblioteca e necessidade de ampliação dos recursos de pesquisa. Esse último dado, no entanto, não reflete a real condição da Biblioteca da UFU, que é uma das melhores em termos de materiais em todas as áreas.
Dessa forma, diante dos dados coletados, algumas medidas estratégicas podem ser implementadas para aprimorar o funcionamento do Programa, quais sejam, atualização periódica do site, fortalecimento da presença do programa em redes sociais e aprimoramento da gestão dos e-mails institucionais; criação de editais internos para financiamento de publicações e incentivo à submissão de artigos em periódicos qualificados e reformulação da política de bolsas; estabelecimento de convênios com universidades estrangeiras e criação de programas de mobilidade acadêmica para discentes, portanto, criar engajamento para os discentes participarem dos editais PDSE; aprimorar a secretaria acadêmica e a atuação da coordenação, garantindo atendimento mais ágil e eficiente para reduzir a burocracia nos trâmites administrativos.
A autoavaliação discente do PPGELIT revelou tanto pontos positivos, como a qualidade do corpo docente e a boa relação entre orientadores e orientandos, quanto desafios significativos, especialmente, em relação à comunicação interna, internacionalização e incentivo à produção acadêmica. A mudança de quadro humano indica que tais elementos podem surgir com outro olhar na próxima aplicação do questionário de autoavaliação. A implementação de medidas concretas para solucionar essas fragilidades é essencial para consolidar o PPGELIT como um programa de excelência na formação de pesquisadores e docentes em Estudos Literários.
Para garantir que o programa atenda melhor às expectativas discentes, é necessário um planejamento estratégico que contemple a melhoria da comunicação, o fortalecimento da internacionalização e um maior incentivo à produção acadêmica. Dessa forma, o PPGELIT poderá se consolidar como um espaço dinâmico e inovador para a formação avançada em estudos literários. Por conseguinte, a autoavaliação discente reforça a relevância do PPGELIT na formação acadêmica e profissional de seus estudantes, evidenciada pela alta taxa de inserção de egressos no ensino superior e na educação básica. A relação positiva entre discentes e orientadores, somada à diversidade da matriz curricular, favorece uma formação interdisciplinar e crítica, conforme os critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES. Entretanto, desafios como a necessidade de aprimoramento na comunicação institucional, ampliação do suporte à publicação acadêmica e maior incentivo à internacionalização ainda se fazem presentes. A identificação dessas fragilidades permite a proposição de estratégias concretas para fortalecer a formação discente, garantindo que o programa continue a se destacar como um espaço de excelência e inovação na pesquisa e no ensino de Estudos Literários.
Por fim, vale lembrar que O PPGELIT promoveu, em novembro de 2024, o Seminário de Autoavaliação do Programa, com a presença do Coordenador de Área da CAPES, Prof. Dr. José Sueli Magalhães (UFU), e da Profa. Dra Mirian Zappone (UEM), com a mesa “Autoavaliação na Pós-Graduação: uma fotografia coletiva”, além da apresentação dos dados de autoavaliação ao público.
Os questionários e respostas ao questionário podem ser encontrados no site http://www.ppgelit.ileel.ufu.br/autoavaliacao
O Seminário de Autoavaliação do PPGELIT foi transmitido pelo Canal PPGELIT e encontra-se no link: https://www.youtube.com/live/GMw1IjnjB-4?si=xDqxX7bGNpGIsyrh
Redação do relatório: Prof. Dr. Ivan Marcos Ribeiro e Prof. Dr. Rodrigo Valverde Denubila
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