Entre Anas: Textualidade feminina em Ana Cristina Cesar e Ana Carolina Soares
Publicado: 25/08/2021 - 12:29
Última modificação: 17/09/2021 - 16:00
RESUMO
Este estudo examina a (im)possibilidade de uma textualidade de mulher na literatura e no cinema de autoria feminina, aproximando o texto poético da escritora Ana Cristina Cesar, em poemas selecionados do livro A teus pés (1982), e o texto fílmico da cineasta Ana Carolina, Sonho de Valsa (1987). Tendo em vista que literatura e cinema mantém entre si uma série de relações possíveis, conforme abordado por Bazin (1961), investiga-se a hipótese de que essas obras se tangenciam por dois vieses: pelo viés da intertextualidade (PERRONE-MOISÉS, 1978), na medida em que as obras se apresentam como tramas fragmentárias, tecidas a partir de procedimentos de devoração, apropriação e colagem de vozes, textos e procedimentos artísticos plurais; e pelo viés do gozo feminino (BRANCO, 1989; BRANDÃO, 1989), na medida em que o erotismo é a força motriz das transgressões formais, estéticas e sociais que marcam essas texturas (LORDE, 1984). Na primeira parte, situam-se as autoras em sua dimensão histórica e contextual e em seus respectivos cenários de atuação, com base nos estudos de Malufe (2008), Mocarzel (2008), Moriconi (2016), Soares (2012), Süssekind (1998), busca-se, assim, compreender seu posicionamento sob a condição feminina. Posteriormente, discute-se as transgressões operadas nos textos, que se movem pela força do gozo e do erotismo no território do feminino. Por fim, articula-se o desmoronamento do amor romantizado com o assenhoramento do êxtase pela mulher na superfície textual das obras, buscando demonstrar os entrelugares em que se encontram Anas.
Palavras-chave: Textualidade; Poesia/Cinema; Mulher:Feminino; Ana Cristina Cesar; Ana Carolina Soares.
A defesa será realizada por videoconferência, no endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/leonardo-francisco-soares