Literatura e cinema na sala de aula: a formação do leitor no Ensino Médio

Tese de Doutorado
por maiza.pereira
Publicado: 06/02/2022 - 21:49
Última modificação: 06/02/2022 - 22:49

RESUMO

Por meio do trabalho com a literatura no Ensino Médio, busca-se, hoje, o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes, a fim de que adquiram uma postura mais ativa e crítica diante dos textos literários. Balizados por essa perspectiva, buscamos, por meio deste estudo, mostrar como um trabalho bem planejado e contextualizado, incluindo o cinema nas aulas de literatura, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do leitor que se pretende formar. É verdade que há vasto material bibliográfico que, de uma forma ou de outra, estabelece relações entre literatura, cinema e educação, como em: Martin (2013), Brito (2007), Cunha (2009), Avellar (1994), dentre tantos outros. Por outro lado, também é verdade que não consta da literatura acadêmica, no âmbito dos estudos literários, trabalhos que se dediquem às contribuições do cinema como elemento mobilizador para o aperfeiçoamento da leitura literária, partindo dos documentos oficiais nacionais de educação e dos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação – MEC para o trabalho com a literatura no Ensino Médio. O estudo aqui proposto se torna relevante exatamente por incidir sobre essa lacuna. No intuito de alcançar tal objetivo, levantamos cinco questões norteadoras: Quais são as principais discussões e propostas que vêm sendo levantadas nos últimos anos acerca da interface entre literatura, cinema e educação? Como os livros de português do Ensino Médio, recomendados pelo Guia de Livros Didáticos (2018), têm abordado a relação literatura-cinema? Quais são os principais pontos de encontro e/ou desencontro entre as orientações do Ministério da Educação – MEC para o trabalho com literatura no Ensino Médio e as propostas de atividades dos livros de português recomendados pelo Guia de Livros Didáticos (2018), no que diz respeito à relação literatura-cinema? De que maneira o trabalho realizado em sala de aula, envolvendo essa relação interartes, contribui para o processo de formação do leitor de literatura? Como abordar, nas aulas, os diferentes e possíveis diálogos entre a literatura e o cinema a partir do filme Caramuru: a invenção do Brasil, dirigido por Guel Arraes e Jorge Furtado, a fim de contribuir com a formação de leitores de literatura? A investigação proposta consta de quatro etapas metodológicas: 1ª) levantamento bibliográfico, 2ª) análise de documentos oficiais nacionais de educação e de livros didáticos de língua portuguesa utilizados no Ensino Médio, 3ª) confronto entre as orientações dos documentos oficiais, no que diz respeito ao trabalho com a literatura no Ensino Médio, e os dados obtidos junto aos livros didáticos investigados, por fim, 4ª) apresentação de propostas de trabalho com literatura e aprimoramento da leitura literária no Ensino Médio envolvendo o filme Caramuru: a invenção do Brasil. Os dados apontaram, ao término da pesquisa, que em boa parte das quatro coleções de livros didáticos analisadas, disponibilizadas às escolas públicas do país, entre os anos de 2018 a 2020, pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, do Ministério da Educação – MEC, apresentaram algumas fragilidades em suas propostas de trabalho envolvendo a relação entre a literatura e o cinema, restando ao professor de literatura a responsabilidade de adaptar as atividades do livro ou elaborar as próprias, a fim de desenvolver, nos estudantes do Ensino Médio, as habilidades e as competências de leitura literária necessárias às práticas cotidianas atuais, tão enfatizadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Ensino Médio). O estudo revelou, ainda, que tal relação, quando bem planejada e estruturada, por meio de sequências didáticas contextualizadas, potencializam em muito o processo de formação do leitor de literatura.

Palavras-chave: Documentos Educacionais Oficiais; Ensino Médio; Metodologia do Ensino de Literatura; Literatura e Cinema; Livro Didático; Formação do Leitor.

Considerando a Resolução Nº 6/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, a defesa será realizada por videoconferência, no endereço eletrônico a ser divulgado. 

Banca Examinadora: 
Leonardo Francisco Soares - ILEEL - UFU (Presidente)
Kenia Maria de Almeida Pereira - ILEEL - UFU (suplente interno)
Data e Horário: 
23/02/2022 - 14:00
Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-100
Campus Santa Mônica - Bloco G - Sala 250
Complemento: 
Campus Santa Mônica