O clichê e o obsceno: Textualidades no Inferno da Biblioteca Nacional
Publicado: 20/01/2023 - 17:27
Última modificação: 14/02/2023 - 17:12
Resumo
Esta dissertação analisa um grupo de produtos gráficos, entre livretos, fascículos de revista e livros, do princípio do século XX, contidos na seção denominada Inferno da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN), em que os objetos literários estão relacionados com as imagens neles contidas, seja em forma de ilustrações ou fotografias. Inferno é um acervo localizado na seção de obras raras da BN que conta com cerca de 50 títulos, oriundos principalmente da lei de depósito legal, a maior parte sendo de objetos pornográficos, estando catalogados como obras “proibidas”, apesar de terem sua circulação em seu contexto de produção ocorrido de forma consideravelmente ampla. Esses livros estão ali inseridos, com outros documentos de caráter político e religioso, também “escondidos”, pois foram catalogados de forma equivocada a fim de possibilitar a preservação de seus volumes, através de uma camuflagem em seus registros. Selecionados a partir de pesquisa neste acervo, os corpora desta dissertação são Variações de amor, de Zé Bedeu, aparentemente publicado em 1913, livreto composto de 3 contos pornográficos, sendo um contendo zoofilia, um segundo sobre uma relação lésbica e o terceiro sobre a vida sexual de um caixeiro; O menino do Gouveia, de Capadócio Maluco, conto publicado em fascículo pelo jornal O Rio Nu, de 1914, considerado até os dias atuais o primeiro conto homoerótico produzido e publicado no Brasil; e A pulga, de Lucio D’Amour, provavelmente, também publicado em 1914, que narra uma história de encontro inter-racial entre uma senhora rica e seu empregado negro. Observa-se que parte das obras selecionadas lançam mão de pseudônimos irônicos, e até hoje não foi possível lhes definir a autoria. A seleção dos corpora se faz por três motivos fundamentais; primeiro por tratar de uma diversidade temática em torno da obscenidade, segundo pela presença obrigatória de imagens, e terceiro por serem obras curtas. Interessa, ainda, investigar, em conjunto aos objetos citados, as propagandas dessas obras contidas no jornal satírico-pornográfico O Rio-nu, criando interseccionalidade com as mídias vigentes a seu tempo de produção, enquanto objeto de pesquisa, observando a motivação dessas obras serem ilustradas.
Palavras-chave: Literatura obscena; Imagem; Biblioteca Nacional; Inferno; Clichê
Esta defesa será realizada no modo hybrido: presencialmente, na sala 1U209 do Campos Santa Mônica e, por videoconferência, no endereço eletrônico https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-de-mestrado-d...