Projeto de Pesquisa

Indefinido

Portugal e Países africanos também de língua portuguesa: entre teoria, história, crítica e criação literária - Prof. Dr. Rodrigo Valverde Denubila

por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 28/08/2023 - 13:59
Última modificação: 28/08/2023 - 14:26

Neste projeto de pesquisa intitulado Portugal e Países africanos também de língua portuguesa: entre teoria, história, crítica e criação literária, investigamos a produção narrativa e lírica de autores de língua portuguesa, em especial, de Portugal e dos países africanos também de língua portuguesa. Com base em obras quer canônicas, quer contemporâneas, levando em consideração fatores históricos, filosóficos, estéticos e políticos, nosso objetivo consiste em investigar (a) as tendências literárias tanto narrativas, quanto líricas nas literaturas portuguesa e dos países africanos de língua portuguesa, ou seja, aspiramos a verificar indícios estéticos, temáticos e processuais, como o romance como enciclopédia aberta e embates entre tradição e modernidade na lírica, por exemplo; (b) os processos implicados na articulação entre literatura, história e filosofia para realizar leituras críticas da literatura portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa; (c) as intersecções entre as literaturas de língua portuguesa reconhecendo conexões e reverberações; (d) elementos das inquietações e das demandas pós-coloniais e pós-modernistas, como a revisitação de narrativas canônicas, os direitos humanos, as demandas sociais, assim como a repaginação e a efabulação dos diferentes caminhos históricos nos cenários dos sistemas literários em análise.

Temas para orientação: Literatura (narrativa e lírica) portuguesa; Literaturas (narrativa e lírica) africanas de língua portuguesa; Interseção entre as literaturas de língua portuguesa; Pós-moderno, pós-modernidade e pós-modernismo; Moderno, modernidade e modernismo; Colonial, pós-colonial e decolonial; Cânone e revisões do cânone; Relações entre Literatura, História e Filosofia.

As poéticas afro-latinas: a crioulização do discurso literário latino-americano na obra ensaística e ficcional de Manuel Zapata Olivella - Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado

por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 28/08/2023 - 13:57
Última modificação: 28/08/2023 - 14:19

A questão do ensaio como gênero literário vem de longa data. As definições são várias, posto que para muitos críticos, o ensaio é um gênero que tangencia as fronteiras do estético com o científico. O ensaio no contexto do romantismo precoce na América Latina foi cultivado pelos autores em várias formas, como o tratado, memória, discurso, artigo de jornal, prefácio, autobiografia, biografia, etc. Este conjunto muito heterogêneo obriga-nos a lidar com questões ainda não resolvidas pelos críticos. No entanto, na América hispânica decretou seu nascimento com os grandes mestres da modernidade intelectual: José Martí, Domingo Faustino Sarmiento, José Enrique Rodó, Ángel Rama, Alfonso Reyes, Octavio Paz, Leopoldo Zea, entre outros. No Brasil temos vários exemplos, entre os quais se destacam Manuel Bonfim, Joaquim Nabuco, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Darcy Ribeiro, Antonio Candido, Silviano Santiago, entre outros. Este projeto pretende ser uma investigação sobre o gênero ensaístico a partir da perspectiva ibero-americana, isto é, dos diálogos culturais na América Latina, em especial entre os séculos XIX e XX. No momento atual de intensificação dos contatos políticos, económicos e culturais no contexto ibérico e ibero-americano, afigura-se da maior pertinência a revisitação crítica da história destes diálogos, principalmente desde que se inscreveram no panorama moderno de diversas nacionalidades já constituídas ou emergentes. Ao mesmo tempo, importará conjugar este olhar diacrónico com uma atenção particular aos espaços geográficos e simbólicos do universo ibérico e ibero-americano, e às suas permeáveis fronteiras.

Temas para Orientação: Literaturas Espanhola e Hispano-americana; Literatura e Fotografia, O ensaio, Literatura e cultura Judaica, Literaturas afro-brasileira e afro-hispânica.

Mulheres, escritoras e jornalistas francesas: George Sand, Rachilde, Sévérine e Colette (séculos XIX e XX) - Profa. Dra. Camila Soares López

por maiza.pereira
Publicado: 13/07/2022 - 11:58
Última modificação: 28/08/2023 - 14:24

No século XIX e início do século XX, na França, mulheres deixaram suas marcas em jornais e revistas, seja como autoras de ficção e de crítica, seja como jornalistas. Nesta pesquisa, objetivamos compreender as trajetórias de George Sand, Rachilde, Sévérine e Colette, a partir de suas contribuições, respectivamente, na Revue des Deux Mondes, no Mercure de France, em La Fronde e em La Vie Parisienne. O estudo dessa produção é relevante, pois elucida as circunstâncias da produção literária e jornalística de autoria feminina nesses anos.

Temas para Orientação: escrita de autoria feminina em língua francesa e em língua portuguesa; atuação de mulheres em periódicos brasileiros e franceses do século XIX e início do século XX; transferências culturais entre Brasil e França (literatura e periódicos); literatura francesa.

Responsável: