Aqui dentro do lado de fora: a teatralidade em "Intramuros", de Lygia Bojunga
Publicado: 01/02/2024 - 09:35
Última modificação: 01/02/2024 - 09:35
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar o modo como Lygia Bojunga teatraliza a escrita ao explorar os espaços paratextuais em sua última obra, Intramuros (2016), colocando em cena a escrita do próprio livro que se escreve. Dessa forma, a escritora faz surgir um espaço outro em que não é possível distinguir dentro ou fora, evidenciando a necessidade de estendermos nossos olhares para além do texto, para além do livro e para o modo como ele se estrutura, bem como para o lugar ocupado pelas figuras que participam da escrita e a colocam em movimento: o autor, o leitor, as personagens e o próprio livro. Para isso, faz-se necessário um breve percurso sobre o livro enquanto objeto, considerando suas transformações materiais. Contamos com o apoio teórico de importantes estudiosos como: Agamben (2018), Turrer (2017), Compagnon (1996) e Genette (2009). Para pensarmos a teatralidade, ou seja, “a linguagem levada ao limite”, tivemos como apoio teórico os trabalhos de Barthes, assim como de Bident (2012), que se debruçou sobre a teatralidade barthesiana, e outros teóricos que lançaram seus olhares para essa escrita que se debruça sobre a própria escrita, como Blanchot (2018) e Deleuze (2011).
Palavras-chave: teatralidade, livro, materialidade, paratextos, Intramuros.
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