As espacialidades do viver-morrer no ciclo utópico-distópico da série literária O doador de memórias
Publicado: 23/08/2023 - 13:24
Última modificação: 23/08/2023 - 13:53
RESUMO
Esta tese de Doutorado situa-se na área dos Estudos Literários, alinha-se à representação do espaço em narrativas fantásticas e seu objetivo principal consiste em compreender como a arquitetônica dos espaços é indissociável das percepções coletivas e individuais acerca da vida e da morte, e articulada a ideais utópicos e/ou distópicos político-totalitários propiciadores da objetivação/(des)subjetivação dos indivíduos e dos sujeitos nela inseridos. O objeto de estudo é a série literária O doador de memórias (2014-2016), de autoria da norte-americana Lois Lowry (1937), sendo composta por quatro livros: O doador de memórias (2014a), A escolhida (2014b), O filho (2014c) e O mensageiro (2016a), traduzidos do inglês para o português. O ângulo de análise adotado são as espacialidades do viver e do morrer em três cenários diversos: o cinzento vilarejo-cidade, o vilarejo pós-Ruína e o colorido Vilarejo da diversidade, socioculturalmente bem distintos, situados em um mesmo mapa geográfico, interligados por florestas e rios percorridos nos fluxos migratórios dos personagens-sujeitos e por ideais governamentais aparentemente muito diferentes. Como referencial teórico basilar são mobilizados autores e pesquisadores, como: Michel Foucault, Giorgio Agamben, Marisa Martins Gama-Khalil, Nilton Milanez, Gaston Bachelard, Jean-Luc Nancy, Gregory Claeys, Alexander Meireles da Silva, Platão, Michel Lauwers, Philippe Ariès, Norbert Elias, Emmanuel Levinas. Eles são acionados para pensar as relações de saber-poder, os dispositivos disciplinares e de controle, os processos de objetivação/(des)subjetivação dos sujeitos, as questões relativas ao espaço e ao corpo, as características da utopia e/ou distopia, a temática da morte e da vida. A tese é constituída de cinco capítulos e, na tessitura dos quatro capítulos analítico-teóricos, emergem as perspectivas narrativas associadas ao olhar dos personagens centrais, escolhidos pelos governos locais devido aos seus talentos mágicos dotados de poder e capazes de controlar o futuro da população.
Palavras-chave: Espacialidades; (Des)interdição de saberes; (Des)subjetivação; Lois Lowry.
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