Estudo do Espaço Narrativo em Obras de Autores Indígenas Brasileiros para o Público Infantil
Publicado: 21/02/2022 - 18:16
Última modificação: 21/02/2022 - 18:16
RESUMO
Na contemporaneidade, as obras de autoria indígena voltadas às crianças - mas não necessariamente circunscritas a esse público - compreendem experiências literárias diversas, cujas questões sociais, dinâmicas culturais e perspectivas cosmogônicas fraturam o mundo cartesiano ocidental e permitem a formação de sujeitos leitores decoloniais em favor das alteridades nas relações humanas as quais devem ser estimuladas pela escola em respeito à Lei 11.645/2008. Entre os aspectos que caracterizam essas obras, o elemento espacial é sempre necessário à construção da narrativa porque, como responsável por caracterizar as personagens, propicia reflexões sobre os contextos em que elas se encontram, acolhe os sentimentos vivenciados, influencia as tomadas de decisões, antecipa as possíveis conduções do enredo etc. Desse modo, emergindo como ponto de partida para suscitar as reflexões desta Tese, os estudos do espaço serão aplicados a uma série de livros de escritores indígenas com destaque para, dentre outros, Daniel Munduruku, Lia Minápoty, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Márcia Kambeba, Edson Krenak, Tiago Hakiy, Cristino Wapichana, Roni Wasiry Guará, Geni Núñez, Luiz Carlos Karai, Shirley Djukurnã Krenak, Renê Kithãulu. Por fim, entender-se-á que as produções literárias selecionadas se destinam, em um primeiro momento, ao público infantil e colocam em evidência a construção de espaços responsáveis por suscitar conexões entre os povos originários e a natureza, o sagrado, as identidades, as relações étnicas e familiares, os silenciamentos e assim por diante.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Literaturas Indígenas; Espaço Narrativo.
A defesa será realizada por videoconferência, conforme normatiza a RESOLUÇÃO Nº 6/2020, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, no endereço eletrônico https://meet.google.com/bdi-cudq-exi?hs=224.