Facção Central: uma análise literária do inconformismo musicado
Publicado: 16/05/2025 - 16:12
Última modificação: 16/05/2025 - 16:12
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo analisar de forma literária as composições do grupo de rap Facção Central tendo como recorte a violência e o racismo. Sua obra se destaca pelo caráter altamente agressivo, político e denunciante, o que coloca o grupo em uma posição de importância para as lutas das comunidades margilanizadas e periféricas do país, além de enriquecer a cultura brasileira com suas músicas. A pesquisa se justifica pela falta de estudos literários relacionados às composições do grupo, o que representa o pouco de espaço crítico acadêmico com o mesmo. Para analisar o primeiro tema do trabalho, a violência, serão trazidos os pesquisadores Walter Benjamim, com seu texto “Para uma crítica da violência” (2011), e Stuart Hall, com seu livro Da diáspora: identidades e mediações (2003), a fim de compreender como violência opera socialmente e, por fim, como ela é transferida para o tecido poético das letras de Facção Central. No segundo capítulo, serão trazidos os teóricos Abdias Nascimento com seu livro O genocídio do negro brasileiro (2016) e Archille Mbembe com seu livro Necropolítica: biopoder, soberania, Estado de excessão, política de morte (2018), a fim de analisar a construção da figura do negro nas composições do grupo.
PALAVRAS-CHAVE: Facção Central. Violência. Racismo. Rap. Rap brasileiro.
A banca de defesa ocorrerá por videoconferência. O link será encaminhado por e-mail à Comunicada Acadêmica. Caso alguém deseje o link, poderá solicitar por atendppgelit@ileel.ufu.br