As intertextualidades bíblicas e o Realismo Mágico nos contos de Murilo Rubião
Publicado: 01/02/2024 - 09:23
Última modificação: 01/02/2024 - 09:23
RESUMO
Esta dissertação é um trabalho de análise e pesquisa sobre as intertextualidades bíblias presentes nos contos de Murilo Rubião. O autor foi um contista mineiro nascido em 1916 que teve ao todo trinta e três contos publicados ao logo de sua vida em diferentes coleções de contos. Dentre eles, elegemos aqueles em que é mais evidente o uso do objeto de análise, ou seja, as intertextualidades bíblicas, são eles: “O pirotécnico Zacarias”, “O edifício”, “O lodo”, “Marina, a intangível” e “Botão-de-rosa”. As narrativas do escritor mineiro têm algo em comum; todas iniciam-se com uma epígrafe cristã, na grande maioria delas trata-se de um trecho bíblico. Para estudálas, utilizamos como referência A poética do Uroboro de Jorge Schwartz (1981). Na obra, o autor destaca a "refuncionalização" das epígrafes, que trazem tanto uma referência ao passado quanto uma projeção para o presente da narrativa. Toda a obra de Rubião é marcada por uma mescla de realidade com fantasia, algo denominado Realismo Mágico por autores como William Spindler (1993), Antonio R. Esteves e Eurídice Figueiredo (2010). Neste trabalho, analisamos como o Realismo Mágico se manifesta nos contos de Rubião que compõem o corpus da pesquisa, tendo como base a tese de Spindler (1993) que divide este estilo literário em metafísico, antropológico e ontológico. Além disso, o trabalho apresenta como fundamentação teórica para a análise da Bíblia como literatura as obras Código dos Códigos, de Northrop Frye; Guia Literário da Bíblia, de Robert Alter e Frank Kermode. Esses autores consideram a Bíblia como parte fundamental da literatura ocidental, influenciadora de diversas obras literárias religiosas ou seculares.Também utilizamos o livro Figura, de Erich Auerbach, em que o autor explora a noção de interpretação figural entre o Antigo e o Novo Testamento, aplicando sua teoria nas obras de Rubião. Além disso, Laurent Jenny (1979) é mencionado para elucidar o conceito de intertextualidade na literatura. Por fim, o estudo busca analisar as intertextualidades bíblicas na obra de Murilo Rubião, explorando não apenas as epígrafes, mas principalmente as referências bíblicas intrínsecas que se dispões ao longo das narrativas. Desta forma, o trabalho contribui para o reconhecimento da influência da Bíblia na literatura brasileira e para uma compreensão mais aprofundada da obra de Rubião.
PALAVRAS-CHAVE: Murilo Rubião; Intertextualidades bíblicas; Realismo Mágico; Bíblia.
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