O efeito de Gesamtkunstwerk em literatura: uma leitura de “O Violino”, de Luiz Vilela, “Miss Brill”, de Katherine Mansfield, e “Aquele Bêbado”, de Carlos Drummond de Andrade
Publicado: 09/02/2021 - 08:18
Última modificação: 09/02/2021 - 08:18
O conceito de Gesamtkunstwerk, elaborado por Richard Wagner (1813-1883), refere-se, em sua essência, à composição operística. Segundo a ideologia wagneriana, o texto operístico permite a confluência entre todos os elementos artísticos por trazer melodia, por meio dos instrumentos; letra, na linha dos cantores; dramaturgia devido às performances; e imagens, pela ambientação do palco e dos figurinos interligados. A partir dessa compreensão, este trabalho visa analisar três contos sob o viés do conceito de Gesamtkunstwerk, ação que se corrobora no sentido arquitetônico do corpus deste trabalho, em que o demiurgo elabora e prepara o universo ficcional para seu leitor. No processo que tangencia a produção, o autor da arte literária quando letrado em outros qualia, absorve a essência deles e os articula no código literário eleito, possibilitando o estímulo de outros sentidos do leitor, que por sua vez postula um efeito, literário, de Gesamtkunstwerk. Nesse fim, pretende-se analisar a relação entre literatura e outras artes, focada na leitura dos contos literários “Miss Brill”, de Katherine Mansfield; “Aquele Bêbado”, de Carlos Drummond de Andrade; e “O violino”, de Luiz Vilela
Palavras-chave: Gesamtkunstwerk. Richard Wagner. Interartes. Literatura e outras artes. Efeito de obra de arte total. Efeito de Gesamtkunstwerk.
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