O PROJETO POÉTICO LITERÁRIO CUÍRLOMBISTA DE TATIANA NASCIMENTO: uma análise das obras “lundu” e “07 notas sobre o apocalipse, ou poemas para o fim do mundo”

Dissertação de Mestrado
por maiza.pereira
Publicado: 25/04/2023 - 12:41
Última modificação: 25/04/2023 - 12:41

RESUMO

Esta pesquisa propõe uma análise do projeto poético de tatiana nascimento a partir das obras “lundu” e “07 notas sobre o apocalipse, ou poemas para o fim do mundo”. Em manifesto intitulado “Cuírlombismo literário: poesia negra LGBTQI desorbitando o paradigma da dor”, a autora propõe o neologismo “cuírlombismo” para assentar sua poesia entre as dimensões quilombo e queer ou quare. Temos como objetivos específicos: analisar a representação erótica do corpo feminino negro nas obras “lundu” (2017) e “07 notas sobre o apocalipse, ou poemas para o fim do mundo” (2019); e investigar em que medida as categorias queer, quilombo, e as dimensões erótica e gozo pleno aparecem nas obras como forma de enfrentamento ao racismo e às representações coloniais. Para definir o conceito de quilombo, foram utilizadas as propostas de Abdias do Nascimento (1980) e Beatriz do Nascimento (2006), os teóricos propõem que o quilombo, para além de território de luta em diáspora, é um campo social político e economicamente organizado que existe desde o período pré-diaspórico e transpassa, especialmente, pelo corpo. Como uma dimensão corpórea, Oyèrónké Oyěwùmí (2021), teórica nigeriana, indaga que o corpo diaspórico deve ser interpretado por meio de uma cosmopercepção, em que todos os sentidos fazem parte, pois o corpo é o primeiro a sentir o mundo. Atrelado a essa ideia de corporeidade, o erotismo se torna uma dimensão potente para transgredir, por meio do sagrado, as práticas estereotípicas que a civilização colonial estipulou para o corpo feminino negro. De acordo com Georges Bataille (2021), o erotismo é uma dimensão puramente humana, uma vez que somente os sujeitos humanos podem erotizar a atividade sexual, devido à necessidade por continuidade. Essa continuidade está atrelada à anulação do abismo existente entre um ser e outro. Análoga a essa concepção, a teórica feminista norteamericana Audre Lorde (2009) indaga que o erotismo funciona enquanto partilha, por isso foge da lógica individualista dos seres. Para ela, em fonte do erótico, podemos viver plenamente, uma vez que o gozo estará por toda parte, não apenas na atividade sexual. No entanto, insere-se nesta pesquisa como problemática a necessidade de discutir onde se encontram o gênero e sexualidade em contexto diaspórico. Por isso, tatiana nascimento utiliza as analíticas queer e quare (MORAES, 2020) em seu projeto poético. Pensando no erotismo enquanto energia necessária para a vida plena, na poesia de tatiana nascimento, foi concluído que ele aparece por meio da cosmopercepção africana, figurado nas imagens das Orixás Oxum, Iemanjá e Iansã, e aparecidas por meio de Itãs, os quais são evidenciados ao longo deste texto.

Palavras-chave: quilombo; cuíer; erotismo; cosmopercepção; água.

A defesa será realizada no formato híbrido: presencialmente,  no Bloco U, Sala 209 e pelo endereço eletrônico  a ser informado 

Banca Examinadora: 
Cintia Camargo Vianna - ILEEL-UFU, Orientador (Presidente)
Ivan Marcos Ribeiro - ILEEL-UFU (suplente interno)
Luciana Borges - UFCat (titular externo)
Lorena Faria - IFSP-CAPIVARI (suplente externo)
Data e Horário: 
26/04/2023 - 14:00
Avenida João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-144
Campus Santa Mônica - Bloco G - Sala 250