O romance contemporâneo em Goiás um estudo da narrativa ficcional As lesmas de Heleno Godoy
Publicado: 19/09/2022 - 10:50
Última modificação: 19/09/2022 - 10:54
RESUMO
Esta pesquisa de doutoramento visa ampliar o estudo já iniciado, no mestrado em 2011, sobre a escrita de Heleno Godoy, contribuindo para o acervo teórico-crítico do escritor goiano. Para tanto, decidimos, nesta nova etapa, dar ênfase à apreciação da narrativa ficcional do autor, selecionando seu único romance, As lesmas, publicado em primeira edição em 1969 e reeditado em 2002, obra que projetou a literatura feita em Goiás no cenário das narrativas contemporâneas e recebeu a apreciação de vários críticos como Bernardo Élis (1970), Milton Cabral Viana (1970), Mário Chamie (1974), Afrânio Coutinho (1997), Carlos Fernando Magalhães (2002), Albertina Vicentini (2002) e Nelly Novaes Coelho (2013). Dessa forma, este estudo tenciona contribuir para o aprimoramento da fortuna crítica de Godoy e a divulgação de um olhar mais atento sobre a sua obra. Para tal, além de traçarmos um panorama das manifestações literárias no estado de Goiás, a fim de compreendermos o processo de amadurecimento artístico até a criação do grupo GEN, entendido como um marco para a literatura goiana e de suma importância para o ofício do artista godoyano, nos permitirá entender o contexto de escrita e construção do romance analisado, sobretudo os acontecimentos políticos e sociais que permearam as últimas décadas do Brasil, como a ditadura militar que durou de 1964 a 1985. Nesse sentido, buscaremos analisar o que essa produção fragmentária, desconstruída, que está baseada na não linearidade e na simultaneidade de informações e imbricamento de vozes, tem a nos dizer sobre a pósmodernidade, uma das perspectivas estéticas da narrativa contemporânea, procurando identificar quais os procedimentos narrativos pós-modernos estão presentes na obra. De modo geral, faremos uma análise de como essa produção pós-64 se estrutura, tentando compreender como a forma e o conteúdo se imbricam, pois sabemos que mais do que contar é necessário mostrar como se conta. Ademais, apresentaremos como essa narrativa fragmentada dissolve o sentido único do texto, compondo um mosaico de significados que exige um papel autorreflexivo do leitor sobre a realidade apresentada: de amor (homossexual) e de acontecimentos históricos (Golpe Militar de 1964).
Palavras-Chave: Romance contemporâneo; Narrativa pós-moderna; Heleno Godoy
A defesa será realizada por videoconferência, no endereço a ser divulgado.