O verniz literário nas cartas de Ana Cristina Cesar tortuosidades de uma linguagem epistolar
Publicado: 29/04/2022 - 16:53
Última modificação: 04/05/2022 - 16:52
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal analisar cartas pessoais escritas por Ana Cristina Cesar ressaltando trechos em que ela exerce sua dicção poética. A maior parte do corpus é da obra Correspondência Incompleta, mas algumas cartas publicadas por ela foram selecionadas assim como alguns textos poéticos foram também analisados para ilustrar o estilo de escrita de Ana C.. O estudo dos fragmentos das correspondências selecionadas não tem o foco de investigação biográfica, mas sim de uma valorização dos recursos estéticos dos quais a poeta lança mão também nas missivas, ou alguns desses recursos. Nesses textos especificamente, esse ―processo‖ ocorre graças, primeiramente, ao sujeito criado/inventado na escrita das cartas; em segundo lugar, à intencionalidade poética percebida e assumida e também, em último ponto, à forma como ela considera e dá importância à questão do endereçamento. Esses três fatores marcantes e preponderantes na linguagem epistolar de Ana Cristina Cesar possibilitam a percepção do chamado ―verniz literário‖ nas cartas, que consiste na presença de alguns traços e recursos característicos da poesia e que foram ―transferidos‖ para a escrita da correspondência. Como base teórica, foi necessário recorrer a autores como Terry Eagleton, Celia Pedrosa, Leonor Arfuch, Antoine Compagnon, Silviano Santiago, Marcos Siscar, Michel Collot, Michel Foucault, dentre outros relacionados à fortuna crítica de e sobre Ana Cristina, a exemplo de Heloisa Buarque de Holanda, Luciana di Leone, Annita Costa Malufe, Flora Süssekind.
Palavras-chave: ana cristina cesar; cartas pessoais; poesia; literatura
A defesa será realizada por videoconferência, no endereço https://us02web.zoom.us/j/89967392504?pwd=dkYxUTZaSlRyZ3pNZkVLa3BzbHFFQT09