A poética do vestuário em Frida Kahlo: diário, fotografias e pinturas

Tese de Doutorado
por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 30/04/2025 - 07:54
Última modificação: 30/04/2025 - 07:54

RESUMO

A presente tese tem como proposta apresentar um viés pouco explorado em teses e dissertações brasileiras sobre as obras de Frida Kahlo. O objetivo da pesquisa, seguindo as orientações de Roland Barthes, é analisar asroupas da artista como uma forma de poética literária, por meio da qual são construídas narrativas atravessadas por uma potente escrita de si, ficções de subjetividades, geradoras de duplos. Através de uma metodologia descritivo-analítica, podemos entender como ela construiu, com seu acervo artístico-biográfico, várias possibilidades de si e como se (re)escreve por meio da metáfora do corpo doente, do seu vestuário e dos objetos de sua existência, expressando a sua subjetividade, a identidade e a cultura do povo mexicano. O corpus imagético da tese – composto por desenhos advindos do Diário de Frida Kahlo, algumas de suas pinturas, alguns dos seus autorretratos picturais e fotografias que registraram momentos expressivos da sua trajetória de vida – foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo: no primeiro, são apresentados as metáforas que o corpo “doente” da pintora carrega e os objetos que foram essenciais para que ela conseguisse (sobre)viver tanto física quanto emocionalmente, enquanto, no segundo capítulo, é evidenciada a importância das roupas de Frida Kahlo, a fim de compreendermos a riqueza e as ligações estabelecidas com o seu uso, a sua materialidade como um objeto de arte e como as narrativas que surgem das composições pessoais formam uma poética do vestir. Nossa hipótese é de que as indumentárias de Frida Kahlo constroem inúmeras narrativas, nas quais há múltiplas correlações existentes entre corpo, cultura, identidade, estética, pintura e literatura, que formam uma linguagem poética, na qual o corpo doente e as roupas da tradição mexicana são o ponto central de sua estética literária. Para comprovar a nossa hipótese de pesquisa, embasamo-nos em estudiosos e teóricos da fotografia, da narrativa, da moda, da memória, da discursividade, como: Roland Barthes (1990, 2005a, 2005b, 2009, 2015), Gilda de Melo e Souza (1987), Michel Foucault (1987, 1999, 2007, 2013), Pablo Monasterio (2010), Maurice Halbwachs (2006), Jean-Luc Nancy (2015), Henri-Pierre Jeudy (2002), entre outros. Logo, na perspectiva de análise adotada para esta tese, as roupas e os seus sistemas criam sentidos que vão além do modismo, ao ultrapassar o lugar comum; elas se impõem e se distinguem por meio dos traços memorialísticos narrativos e discursivos que trazem em sua centralidade a mexicanidad. E, assim como as roupas, os objetos de existência estão atravessados por uma espécie de texto sem fim, cujas construções e combinações formam uma poética literária, que nos dá a ver e a apreciar a identidade visual e o processo criativo de Frida Kahlo.

Palavras-chave: Poética do vestuário; Frida Kahlo; Identidade; Cultura; Imagens.

A banca de defesa ocorrerá por videoconferência. O link será encaminhado por e-mail à Comunicada Acadêmica. Caso alguém deseje o link, poderá solicitar por atendppgelit@ileel.ufu.br

Banca Examinadora: 
Ivan Marcos Ribeiro - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Suplente)
Marcio Markendorf - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Lilliân Alves Borges - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
George Lima dos Santos - Secretaria de Estado de Educaçã de Minas Gerais - SEE-MG
Pedro Afonso Barth - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Gyzely Suely Lima - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (Suplente)
Data e Horário: 
30/04/2025 - 14:00
Av. João Náves de Ávila, 2121 Bloco G, Sala 250
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco Bloco 1G - Sala 250
Complemento: 
Bloco G, Sala 250
Referências: 
Centro de Convivência