A região e o mundo no romance Galileia de Ronaldo Correia de Brito

Dissertação de Mestrado
por maiza.pereira
Publicado: 21/02/2022 - 18:53
Última modificação: 02/03/2022 - 22:46

RESUMO

Ronaldo Correia de Brito é um dos nomes mais representativos da literatura atual produzida no Brasil, é autor de diversas obras, traduzidas em diferentes linguagens, como o teatro, a música e a literatura. Suas narrativas dialogam com textos bíblicos, tradições e valores, captando falas anônimas de tipos humanos que povoam um espaço e um tempo do sertão tornado linguagem. As obras de Ronaldo Correia nos permitem visualizar a representação dos sertões na contemporaneidade, que apontam outro viés, com marcas atualizadas em um sertão “complexamente urbano”. O romance Galileia (2008) traz a problemática que envolve o regionalismo literário em diferentes níveis. O sertão é visto sob o imperativo da modernidade, mas ainda carrega consigo as marcas do passado, das paisagens rurais, das origens arcaicas. Assim, a presente pesquisa propõe discutir as possibilidades que a obra de Ronaldo Correia abre em torno da permanência ou não do regionalismo, visto que o mundo globalizado está no sertão, assim como o sertão está em toda parte por onde passam seus desorientados personagens. Dessa forma, buscamos compreender a potência dessa obra, que associa o sertão arcaico e a modernidade, que cria novas relações entre o local e o universal, e aponta, a partir dos vestígios da tradição, formas de dizer a região em uma nova dicção ficcional. É nesse sentido que discutimos, neste trabalho, os caminhos estéticos escolhidos pelo autor, analisando os efeitos das tradições, da intertextualidade com passagens da Bíblia, das manifestações dos falares populares e dos costumes, da presença do mundo arcaico na narrativa, como modos de reinventar o sertão, que aparece transfigurado e salvo do esquecimento pela força das palavras/enredos e pela força das tramas refinadas da linguagem de ficção.

Palavras-chave: Regionalismo. Ficção. Literatura. Sertão. Galileia

A defesa será realizada por videoconferênia  pelo endereço eletrônico https://us02web.zoom.us/j/83980069777?pwd=K3pnLzlVekxvSWJvNmYwczFzUExrdz09

A defesa será realizada por videoconferência, conforme normatiza a  RESOLUÇÃO Nº 6/2020, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, no endereço eletrônico a ser divulgado. 

Banca Examinadora: 
Joana Luiza Muylaert de Araújo - ILEEL - UFU, (Presidente)
Kenia Maria de Almeida Pereira - ILEEL - UFU (suplente interno)
Data e Horário: 
03/03/2022 - 14:00
Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-100
Campus Santa Mônica - Bloco G - Sala 250
Referências: 
Em frente ao Centro de Convivência do Campus Santa Mônica