A tessitura de Colasanti: viés feminino, fios simbólicos e teias Intertextuais
Publicado: 05/08/2021 - 13:00
Última modificação: 23/08/2021 - 14:48
RESUMO
Marina Colasanti é uma escritora que se destaca na literatura contemporânea pelo alto teor simbólico e poético utilizado na construção de seus contos. Todavia, embora apresente uma criação literária plurissignificativa, sua obra ainda é pouco contemplada pelos críticos e raramente vista no âmbito acadêmico, o que fez com que ela se tornasse objeto de estudo desta dissertação. Nesse sentido, para revelar esses aspectos substanciais na produção da escritora, serão analisados, neste trabalho, três contos – A moça tecelã, Além do bastidor e Fio após fio – presentes em Mais de 100 histórias maravilhosas, que têm em comum a utilização da metáfora do bordado e a subversão dos contos de fadas tradicionais no contexto pós-moderno, detalhes que se desvelam pela penumbra do maravilhoso, peça-chave para arrematar os questionamentos feitos. Levando em consideração que há um intenso movimento intertextual de releitura na contemporaneidade, o corpus literário deste estudo, ao perscrutar a tessitura narrativa de Colasanti, requisita a imagem arquetípica da tecelã, reproduzida de forma tão significativa na literatura, para desenrolar os fios que conduzem a escrita da autora: o viés feminino abordado em sua trama e os fios simbólicos e intertextuais veiculados pelo maravilhoso nas narrativas em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Colasanti. Contos de fadas. Feminino. Intertextualidade. Tessituras.
A defesa será realizada por videoconferência, no endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fernanda-aquino-sylvestre