Vinte e quatro horas na vida de uma mulher: o desejo na literatura de Zweig e na adaptação fílmica de Robert Land
Publicado: 29/01/2024 - 11:31
Última modificação: 29/01/2024 - 11:31
RESUMO
Esta pesquisa busca analisar as representações do desejo no livro Vinte e quatro horas na vida de uma mulher (2007), de Stefan Zweig, e na adaptação fílmica dirigida por Robert Land, lançada em 1931. Utilizando uma abordagem psicanalítica, o estudo busca investigar como esse conceito é retratado nessas obras e examinar as semelhanças e diferenças entre as representações literária e cinematográfica. Para tal análise, serão aplicados conceitos teóricos de Freud (2010), Lacan (1998), Hutcheon (2011), Dines (2012) e outros estudiosos relevantes. O estudo propõe uma reflexão sobre os aspectos psicológicos da protagonista, explorando suas motivações e conflitos internos. Ao fazer isso, busca-se compreender de que maneira essas obras abordam a complexidade do desejo e suas implicações psíquicas. A pesquisa contribui para uma percepção mais profunda dessa representação e de uma posição-sujeito que por vezes se localiza no feminino nessas duas formas de expressão artística, destacando sua relevância no contexto da psicanálise, da literatura e do cinema. Além disso, esta proposta possui relevância significativa no campo dos estudos culturais e da teoria psicanalítica, pois busca trazer à tona a importância da representação do desejo tanto na literatura quanto no campo filmográfico. Ao analisar o livro de Stefan Zweig e seu respectivo filme, será possível proporcionar uma compreensão mais ampla das percepções históricas e sociais em relação à ideia de mulher daquela época por meio da construção da personagem-protagonista. Além disso, o trabalho contribui para um melhor entendimento desse processo psíquico como uma força poderosa e complexa que pode moldar as vidas e as narrativas das personagens na literatura. Assim, destaca-se a importância da arte e da cultura como espaços para a reflexão e a expressão do desejo mais íntimo e profundo. Ao ampliar nosso conhecimento sobre as simbolizações desse conceito nas obras, essa pesquisa oferece subsídios valiosos para o discernimento das dinâmicas sociais, da constituição das personagens e das aproximações do desejo na construção subjetiva do eu feminino.
Palavras-chave: literatura; cinema; psicanálise; desejo; feminino; adaptação fílmica.
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