Correntes e poéticas contemporâneas
Publicado: 29/10/2024 - 09:31
Última modificação: 25/11/2024 - 13:24
O grupo de pesquisa Correntes e Poéticas Contemporâneas (2022) - sob liderança do Prof. Dr. Rodrigo Valverde Denubila (UFU) e da Profa. Dra. Larissa da Silva Lisboa Souza (UFLA) - tem como objetivo refletir, problematizar e discutir textos literários com diferentes estéticas e críticos de correntes críticas contemporâneas, considerando os diversos regimes de historicidade e os contextos socioculturais em que estão inseridos. No que se refere às correntes críticas, o foco está em obras vinculadas ao Pós-Estruturalismo, Pós-Modernismo, Pós-Colonialismo e Estudos Culturais. Entre os possíveis aspectos a serem explorados estão os propostos pela relação entre (a) Literatura, História e identidades; (b) Pós-moderno, pós-modernidade e pós-modernismo; (c) Moderno, modernidade e modernismo; (d) Colonial, pós-colonial e decolonial; (e) Cânone e revisões do cânone.
O grupo promove discussões sobre textos literários e busca o diálogo entre teoria e prática literária, em especial, privilegiando o debate entre os membros, o qual objetiva aprimorar as pesquisas individuais pela troca perspectivas coletivas. Nosso foco se centra na análise comparada, na crítica literária e na investigação dos mecanismos interpretativos, bem como em temas e formas literárias que caracterizam as poéticas contemporâneas, observando diálogos e rupturas, por exemplo, quando pensamos sobre a corrente estética e crítica do Afrofuturismo.
Membros da comunidade externa e interna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), incluindo discentes de graduação e pós-graduação do curso de Letras e áreas afins, além de interessados de outras instituições, compõem o corpo de pesquisadores do Correntes e Poéticas Contemporâneas.
Líder(es) e outro(s) docente(s) participante(s): Rodrigo Valverde Denubila.
Outros participantes: Ana Rosa Gonçalves de Paula Guimarães, Carlos Henrique Fonseca, Larissa da Silva Lisboa Souza, Manaíra Aires Athayde, Guilherme Augusto da Silva Gomes.