GPEA – Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas
Publicado: 20/10/2020 - 16:28
Última modificação: 19/01/2021 - 21:41
O GPEA - Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas -, liderado pela pesquisadora Marisa Martins Gama-Khalil (UFU/ CNPq), toma como centro de suas investigações o estudo acerca das espacialidades na literatura e em outras formas artísticas por entender que o espaço possui imensa relevância na construção de sentidos das obras de arte.
O grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9021202725739708), foi criado em 2008 e possui sede na Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
Para o filósofo francês Michel Foucault, a crítica literária ateve-se muito às questões ligadas ao tempo ficcional pelo fato de a linguagem ter um grande parentesco com o tempo. A linguagem, diz Foucault, funciona no tempo; mas, se a função da linguagem é o tempo, seu ser é o espaço: "porque cada valor semântico de cada expressão é definido por referência a um quadro, a um paradigma". Assim, a assunção do espaço enquanto ser da linguagem aponta para a relevância de estudos que investiguem a relação entre os espaços construídos pela literatura e sua relação com práticas discursivas e com os modos de subjetivação.
Cinco são as suas linhas de pesquisa: 1) Espaço discursivo; 2) Espaço e artes visuais; 3) Espaço e narrativa; 4) Espaço fantástico; 5) Espaço e Experiência.
O Grupo realiza reuniões quinzenais de estudo, pondo em debate textos que convergem sobre os temas de suas linhas de pesquisa.
O GPEA organiza bienalmente o CENA - Colóquio de Estudos em Narrativa. O evento, que hoje já faz parte do calendário de eventos da área de Literatura, alcança reconhecimento e importância também pelo fato de ser realizado por uma instituição de porte médio que se alçou à condição de centro cultural de referência por cumprir, de maneira competente, efetiva e dinâmica, seu papel de referencial acadêmico-científico-cultural para as instituições de ensino superior e pesquisa em sua região de influência - Triângulo Mineiro, Centro-Oeste e interior paulista -, permitindo o aperfeiçoamento profissional nas três esferas da universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. As temáticas abarcadas pelas edições do evento procuram contemplar as linhas de pesquisa do GPEA e assuntos de interesse comum no campo da literatura para pesquisadores e professores. Nesse sentido, foram os seguintes temas focalizados: CENA I: o espaço; CENA II: história e ficção no universo do fantástic;, CENA III: as literaturas infantil e juvenil ... ainda uma vez; CENA IV: a ficcionalização do medo na narrativa; CENA V: No território de Mirabilia -Teorias e práticas do maravilhoso; CENA VI: nos multiversos da ficção científica.
Salientamos que em todas as edições do evento contamos com o apoio financeiro do ILEEL, do PPLET, do Idiomas sem Fronteiras e das pró-Reitorias da UFU. A primeira edição do CENA contou com o apoio financeiro da FAPEMIG para a publicação do livro O espaço (en)cena (São Carlos: Claraluz, 2008), que reuniu os trabalhos apresentados nas mesas redondas. Além desse livro, outra publicação resultante foi um e-book contendo as comunicações apresentadas no evento. A segunda edição teve como produtos resultantes das discussões um e-book, intitulado História e ficção no universo do fantástico (EDUFU, 2012), contendo as palestras e as comunicações apresentadas. Ainda como resultado do CENA II, três revistas foram organizadas a partir da temática do evento: Letras & Letras (UFU - MG), Caderno Seminal (UERJ - RJ), e Semioses (UNISUAM – RJ). A terceira edição do evento, que contou com o apoio da CAPES e da FAPEMIG, teve como produto principal o livro As literaturas infantil e juvenil ... ainda uma vez (Composer; CAPES,2013), livro esse que figura hoje na bibliografia básica do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) de todo o Brasil. Ainda como produto da terceira edição, foram publicados os Anais (EDUFU), contendo todas as comunicações apresentadas. O CENA IV teve como produtos os Anais (EDUFU), já lançados desde 2015, e um livro intitulado Nos labirintos do medo (Dialogarts; Bonecker, 2018). O CENA V contou com o apoio da CAPES e teve como resultado um livro intitulado No território de Mirabilia: Estudos sobre o maravilhoso na ficção (Dialogarts; Bonecker, 2018). As produções do CENA VI encontram-se em fase de finalização. O e-book contendo as comunicações deve ser lançado no início de dezembro de 2020 e o livro, com as conferências e palestras, que sairá pela Editora Dialogarts, será lançado até março de 2021.
O GPEA desenvolve o projeto de extensão Lector in fabula. O Lector in fabula existe desde 2012 e tem como proposta central a realização de encontros semanais para a realização de leituras da literatura - romances, contos, crônicas, poemas, peças teatrais etc. O público alvo do projeto é bem abrangente, uma vez que agrega tanto a comunidade de Letras, professores e alunos, como a comunidade acadêmica de outros cursos da UFU e o público externo à universidade de uma forma geral que se interessa pela leitura do texto literário. O objetivo do projeto é ampliar a formação de leitura dos participantes do grupo, já que, nos encontros, são lidos textos literários considerados clássicos em nossa cultura, como também textos que se encontram à margem do cânone. Outro objetivo é o de instigar a comunicação oral, prática tão esvaziada nas escolas e universidades em decorrência da primazia que se concedeu à leitura silenciosa.
Durante a Pandemia, o GPEA vem desenvolvendo dois projetos de extensão: O Lector in fabula e o Fórum de Projetos: teorias em Foco. No Lector, durante a pandemia já lemos Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e estamos finalizando a leitura de A peste, de Albert Camus. O Fórum de projetos tem como proposta a divulgação de projetos pesquisas em desenvolvimento ou recentemente encerrados e elege como foco a exposição das teorias que compõem a base teórica dos mesmos. Os projetos devem ter como objeto de estudo a literatura. Pretende-se tomar como foco as teorias fundamentadoras dos projetos para que sejam viabilizados diálogos amplos sobre a área dos estudos literários. O projeto abre espaço para o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa por meio das seguintes ações: 1) algumas apresentações de projetos são realizadas por mestrandos do PROFLETRAS, que são professores da rede de educação pública, que vêm, ao espaço digital, com a comunidade de suas escolas; 2) dentre o público ouvinte externo, o projeto conta com a participação dos professores da rede de educação pública; 3) alguns projetos são de pesquisadores de outros Estados do Brasil, e, nesse sentido, contamos também com ouvintes desses outros Estados.
Lìder: Marisa Martins Gama-Khalil (UFU)
Pesquisadores: Amilton José Freire de Queiroz, Ana Paula Silva, Andréia de Oliveira Alencar Iguma, Bruno Silva de Oliveira, Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Helio Rodrigues da Rocha, Jamille da Silva Santos, João Carlos Biella, Leonardo Francisco Soares, Marisa Martins Gama-Khalil, Marli Cardoso dos Santos, Paulo Fonseca Andrade, Sonia Maria Gomes Sampaio, Telma Borges da Silva
Estudantes: Amanda Letícia Falcão Tonetto, Ana Clara Albuquerque Bertucci, Francisco de Assis Ferreira Melo, George Lima dos Santos, Helen Cristine Alves Rocha, Heloísa Maria, Marques Lessa, Ivan Rodrigues Ramos, Josaine Aparecida Corsso, Klauber Franco de Souza, Léa Evangelista Persicano, Lilliân Alves Borges, Luiza Maria Fonte Boa Melo, Luma Maria Braga de Urzedo, Marcus Vinícius Lessa de Lima, Marineia Lima Cenedezi, Renata Peixoto da Cunha, Sandra Helena Borges, Sandra Mara Carvalho, Tamira Fernandes Pimenta
Técnica: Cristiane Moreira da Costa
Colaboradores Estrangeiros: David Roas Deus (Espanha, Maria João Albuquerque Figueiredo Simões (Portugal)