Cronotopias fantásticas: estudos das modalidades cronotópicas na Literatura Fantástica - Profa. Dra. Marisa Martins Gama-Khalil
Publicado: 19/10/2020 - 13:05
Última modificação: 28/08/2023 - 14:12
O projeto tem como proposta de base o levantamento e o estudo das cronotopias mais incidentes na literatura fantástica. Mikhail Bakhtin define a noção de cronotopia como a conjunção fundamental entre tempo e espaço na literatura. Procuraremos pensar de que forma a cronotopia pode atuar no processo de construção da ambientação na literatura fantástica, sendo responsável por efeitos tão comuns a essa literatura e apontados por alguns teóricos, como a hesitação (Tzvetan Todorov), a incerteza (Irene Bessière), o medo (David Roas) ou o insólito (Lenira Marques Covizzi). Por entendermos que a conjunção entre espaço e tempo, que elabora o cronotopo, corrobora para a composição insólita da narrativa, procuraremos investigar se podemos pensar em cronotopos específicos relacionados à literatura fantástica, buscando gerar uma tipologia relacionada a cronotopos fantásticos.
Temas para orientação: Teorias da narrativa; Estudos sobre o espaço ficcional; Estudos sobre literatura fantástica; Literatura Infantojuvenil; Práticas de subjetivação.