O grafo complexo das pegadas de uma prática: escritura, experiência, performance - Prof. Dr. Paulo Fonseca Andrade
por maiza.pereira
Publicado: 13/07/2022 - 12:04
Última modificação: 28/08/2023 - 14:10
Publicado: 13/07/2022 - 12:04
Última modificação: 28/08/2023 - 14:10
A partir de uma problematização sobre o ensino da Literatura, que historicamente recalcou a sua poiesis, centrando a sua constituição como disciplina apenas no aspecto da recepção, esta pesquisa procura revisar o conceito de literatura segundo as noções de escritura (Barthes), experiência (Larrosa) e experiência literária (Blanchot), visando a conceber um ensino que teria como premissa o fato de que a literatura é antes de tudo uma arte, isto é, uma prática, e propondo uma metodologia que incorpore a produção artística e a performance (Zumthor) como seu fundamento.
Temas para orientação: Literatura como prática artística; Literaturas Infantil e Juvenil; Ensino de Literatura; Escritura; Experiência Literária; Oficinas poéticas; Performance.
Responsável:
Docentes:
Linhas de Pesquisa: