O imaginário histórico e o discurso ficcional brasileiro nos anos da ditadura militar- Profa. Dra. Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro
Publicado: 19/10/2020 - 12:51
Última modificação: 28/08/2023 - 13:50
O projeto visa estudar o questionamento e a reelaboração dos mitos históricos oficiais, bem como a reinvenção da identidade nacional, por meio da produção literária brasileira nas décadas de 1960 a 1980, tomando o teatro musical, a canção e a poesia como eixos privilegiados, mas não exclusivos. Docente: Profa. Dra. Enivalda Nunes Freitas e Souza Projeto: Estudos do imaginário em textos líricos contemporâneos Descrição: A crítica do imaginário, cujo núcleo central é o trajeto antropológico do homem, estuda a hermenêuca dos símbolos, das imagens e dos mitos no processo da criação literária, vendo neles um esforço poético de resgatar o homem de sua temporalidade. Desta forma, tendo como base teórica as obras de Gilbert Durand, Gaston Bachelard, Carl Gustav Jung, Octavio Paz, parte-se para a análise de importantes poetas – e textos líricos em geral – da Literatura Brasileira contemporânea, procurando situá-los dentro da história literária e política, no encalço do sendo de suas manifestações simbólicas e sua relação com a cultura em que estão inseridas. Durante o ano de 2009, foram estudadas as obras de Hilda Hilst, Dora Ferreira da Silva e Cecília Meireles.
Temas de Orientação: Literatura Brasileira no período da Ditadura Militar; Literatura Brasileira e identidade nacional; Literatura e imaginário histórico; Literatura e resistência cultural.