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Conclusão de Curso - Procedimentos

por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 13/11/2020 - 11:08
Última modificação: 12/05/2023 - 09:23
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo
Assunto: 
Documentos
Definições: 

Os procedimentos de conclusão de curso são realizados por discente e orientador após a aprovação na Defesa de dissertação de mestrado ou Defesa de tese de doutorado.

Após os procedimentos concluídos, a homologação da Ata pelo Colegiado do Curso e registro da ata no histórico, a Coordenação encaminha o processo de conclusão ao Repositório pelo SEI/ UFU (contendo a sua mensagem de email, gravado em pdf, o termo de autorização de publicação, a Ata de defesa homologada e o termo de envio emitido pela coordenação). Após a liberação da biblioteca (que irá incluir no processo um atestado comunicando que o trabalho final e os encaminhamentos dados estão de acordo com as normas), cria-se um novo processo, anexando a declaração da biblioteca e o termo de autorização para emissão de diploma à PROPP. A PROPP analisará o processo e, estando de acordo com os dados da documentação enviada, o encaminhará ao registro para a emissão do diploma. Assim, caso não seja reconhecida nenhuma falha documental na SEREG, o aluno poderá solicitar no atendimento ao aluno o certificado de conclusão. O diploma leva em torno de 90 dias para ficar pronto, tendo em vista a emissão e o registro.

Requisitos: 
  • Aprovação em banca de defesa;
Orientações: 
  1. Fazer a ficha catalográfica com o DOI no Portal do Estudante, pois após o registro da ata de defesa não há mais acesso ao Portal. Essa ficha deve ser inserida no trabalho, colocando-a na seguinte sequência: a) capa; b) folha de rosto; c) ficha catalográfica; d) folha de aprovação ou ata de defesa anexa assinada no dia da defesa. Salvar a dissertação/tese em pdf-A, conforme a orientação na página do Repositório (http://repositorio.ufu.br/). Atenção para todos os Tutoriais nessa página;
  2. Concluir o seu trabalho (fazer as correções sugeridas pela banca e pelo/a Orientador/a);
  3. Entrar no site do Repositório da UFU e fazer os procedimentos de verificação das referências no DOI, conforme tutorial;
  4. Fazer o autoarquivamento da dissertação na biblioteca no site do Repositório. Para isso, o aluno e o orientador deverão estar cadastrados. As orientações do cadastramento constam no próprio site do Repositório. Após autoarquivar, comunicar seu/sua orientador/a para que ele valide o trabalho no Repositório;
  5. Envio para a secretaria (secppgelit@ileel.ufu.br / atendppgelit@ileel.ufu.br) por email: a) o termo de autorização de publicação na biblioteca digital da UFU constante na página do Repositório; b) tese / dissertação completa salva em PDF e em WORD. Na mensagem do email, é necessário o discente informar que está enviando o termo de autorização para publicação na biblioteca digital da UFU e a cópia do trabalho final que já foi autoarquivado na biblioteca da UFU. O discente deve também aproveitar a oportunidade para solicitar, no mesmo email, a homologação da Ata de defesa.
Setor Responsável: