Serviço
Matrícula - Ingressantes
por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 12/08/2020 - 15:05
Última modificação: 14/09/2023 - 14:22
Publicado: 12/08/2020 - 15:05
Última modificação: 14/09/2023 - 14:22
Público-alvo:
Estudante
Assunto:
Mestrado
Definições:
A matrícula para ingressantes é realizada em prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico e orientada por e-mail aos candidatos aprovados.
Requisitos:
- Ser egresso de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Letras ou nas áreas do Colégio de Humanidades, seguindo a classificação da CAPES (hps://www.capes.gov.br/avaliacao/sobreas-areas-de-avaliacao) com diploma emitido ou Atestado de Conclusão de Curso. Egresso fora da área de Letras e aprovado no Processo Seletivo também deverá apresentar diploma.
- Ser aprovado em Processo Seletivo.
Orientações:
Enviar para o e-mail da Secretaria (secppgelit@ileel.ufu.br) os documentos listados a seguir, em PDF único, na ordem em que são citados, e preencher o formulário de dados pessoais no link enviado pela Secretaria. O e-mail é o cadastrado no Processo Seletivo.
- Se brasileiro:
- Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
- Registro Civil (Certidão de nascimento ou casamento)
- RG (Carteira de Identidade)
- CPF
- Título de Eleitor
- Certidão de quitação eleitoral
- Documento militar, se do sexo masculino
- Diploma de graduação ou certificado de conclusão da graduação
- Diploma de Mestrado ou certificado de conclusão do mestrado
- Se estrangeiro:
- Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
- RNM e CPF
- Registro Civil e diploma(s)
- Passaporte
- Visto de permanência
Observações sobre os documentos
- As cópias devem ser legíveis e sem nenhum corte.
- Toda documentação deve ser enviada, mesmo aquelas que já foram entregues para participar da seleção.
- Como comprovante de graduação é válido, somente, o certificado de conclusão da graduação (documento recebido depois da colação de grau) ou o diploma. Não são aceitos atestados emitidos pela secretaria. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
- Como comprovante do título de Mestre é valido, somente, o certificado/declaração de conclusão do mestrado (deve-se ter a defesa já registrada no histórico escolar) ou o diploma. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
- O aluno de doutorado deverá entregar o comprovante relacionado ao diploma de graduação e ao diploma de mestrado. Não aceita-se ata de defesa como comprovante de conclusão do mestrado.
- O diploma deve conter a assinatura do discente no campo "Titulado" ou "Diplomado" e os versos devem estar com os dados totalmente completos.
- Para os alunos especiais e discentes visitantes, advindos de outros PPG's, é necessário colocar o comprovante de matrícula no curso de mestrado ou doutorado.
- Os documentos devem ser entregues em PDF único e na ordem em que são citados. Não é necessário o envio de documentação física.
Observações sobre o preenchimento do Requerimento de Matrícula
- Marque no quadro correspondente qual o Nível (se mestrado, doutorado ou aluno especial).
- O campo "Matrícula" deve ficar em branco.
- Preencha todas as informações pessoais.
- Preencha as disciplinas nas quais deseja se matricular.
- Preencha a data e assine.
Observações sobre o preenchimento do Formulário de Dados Pessoais
- A planilha deve ser cuidadosamente preenchida, sem o uso de caixa alta, com os dados completos, pois essas são as informações lançadas no sistema.
- Deve ser respeitada a grafia dos nomes (inclusive a acentuação) conforme a certidão de registro civil. Não usar caixa alta ou abreviar algum nome.
- Em todos os campos que for necessário preencher UF, deve-se colocar a sigla do Estado, por exemplo, MG.
- Datas devem ser preenchidas de maneira completa, da seguinte forma 12/03/2000.
- O número do CPF deve ser preenchido sem ponto ou hífen.
- O número do documento de registro geral deve ser preenchido sem traços ou pontos, por exemplo, MG12345678.
- Deve ser preenchida a sigla do órgão emissor do RG, sem traços ou pontos, por exemplo, PC e sem a UF.
- O número do título de eleitor deve ser preenchido sem traços ou pontos.
- Sexo é o constante no Registro Civil.
- Estado civil é solteiro(a), casado(a), desquitado(a), divorciado(a), viúvo(a), outros e união estável.
- Tipo endereço é Avenida, Rua, Alameda, etc.
- Nome do logradouro é o nome da rua ou avenida.
- O CEP do endereço deve ser preenchido no formato 38.400-082, com ponto e hífen.
- Telefone residencial deve ser preenchido nesse formato (34) 3218-5555.
- Telefone celular deve ser preenchido nesse formato (34) 99999-5555.
- A planilha está preenchida com um exemplo para ajudar na visualização.
Em caso de desistência da vaga, informe à Secretaria do Programa por e-mail.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Requerimento de Matrícula Ingressante | 39.13 KB |
ficha cadastral
Setor Responsável: